p Ciranda Cirandinha: October 2004 .comment-link {margin-left:.6em;}

Ciranda Cirandinha

A aventura de se ser Mãe e Mulher

4º aniversário da Beatriz

Friday, October 29, 2004

Quem será?

Estamos a chegar aos 1000 visitantes! Quem diria que, em tão pouco tempo, já teria passado por cá tanta gente... :) É bom sinal, não é?

Merci trés bien a tout! ;)

Já agora, pede-se ao visitante com o nº 1000 que se identifique e deixe uma palavrinha para a posteridade. :P

*** Ciranda

O meu reino e 5 tostões...

... pela minha caminha aqui e já!
.
Ai que tou que não posso! É assim mesmo que me sinto... Resultado de uma noite com 3 horitas de sono e um dia que já vai longo e do qual ainda não se vislumbra o fim...
.
Depois de umas 3 míseras horas a descansar este belo corpinho de sereia (cof cof cof hehehe), lá me consegui içar da cama, meter-me debaixo de uma chuveirada e beber um super-hiper-mega café. E lá fui eu, de cara lavada entregar uns currículos nas escolas da redondeza... Algumas escolas abriram ofertas de horários incompletos (e outros completos, mesmo.). Pode ser que arrange umas horinhas para dar umas aulas de música, ou informática! ;) Quem sabe? "Custar não tenta", não é? :D
.
Agora é esfregar os olhos... e trabalhar, a ver se se espanta o sono!
.
Até mais logo!
.
*** Ciranda

Há coisas tão sublimes, que roçam a perfeição...

ò Papoilaaaaaaaaaaaaaaa... Também quero ter aqui essa sinfonia linda! Ensinas-me? Ou trauteias-ma, sempre que me apetecer? ;)

Beijos...

*** Ciranda

Thursday, October 28, 2004

Com tanta limpeza, um destes dias há baile no salão, concerteza... :|

Como é que se tira o raio do vício de meter o dedo no nariz, aos miúdos? Mas alguém me explica?

Ora bem, aqui a coisa boa desta mãe - tal como disse no post anterior - está com uma constipaçãozita daquelas. Está melhor já. Felizmente teve só uma pontinha de febre que durou pouco. Resta apenas resolver aquela fuga no nariz! Obviamente que, apesar da pouca gravidade da coisa, foi o suficiente para se abrir a comporta do mimo e, é vê-lo a jorrar a rodos, a cada ai da menina. Os lamentos são tais e tão longos que, por vezes, até se esquece do que se estava a lamentar! Hehehe

Porém, com isto de andar sempre com o nariz a pingar (se é que se pode chamar pingar àquilo...) descobriu um novo hobie. A "limpeza do salão"! E, a ver pela quantidades de vezes que o dedo vai ao nariz... aquilo deve estar que nem um brinco!!! :D E, como se não bastasse, dou com ela sentada no chão a ler uma revista, com o seu ar de compenetrada, ao mesmo tempo que limpa o dedo ao chão (?!?!). Acreditem...

Mas aonde diabo vão eles buscar estas coisas? Que eu saiba, lá por casa não anda ninguém a dar o exemplo! Também, mais faltava!

*** Ciranda

PS: Muito muito obrigada a todos pelo cuidado e preocupação demonstrados.
;)

Tuesday, October 26, 2004

A... a... atchiiiimmmmmmmm!

Foi assim que começou a noite, ontem. Espirros e mais espirros, um nariz a ficar pingão e a sobrancelha da mãe a levantar-se, como quem já prevê o que ali vem.
.
E não falha. Junte-se um dia de princípio de Outono, com uma queda acentuada na temperatura, uma chuva inconstante e fria, um vento desagradável e uma criança que não gosta de dormir tapada, e facilmente se obtém uma noite mal dormida, a acordar de 45 em 45 minutos, ao som de queixas e queixumes de quem não se sente bem... A noite é passada em vigília +/- constante, tendo como ruído de fundo um nariz muito entupido e um constante "vira que vira" na cama. Está constipadita a minha formiga... :(
.
É das poucas coisas que não gosto nesta estação... É muitas vezes traiçoeira. Um dia temos um sol bonito com uma temperatura amena e agradável e no seguinte um dia de Inverno rigoroso. E, mesmo assim, isso não me incomodaria tanto se, aliadas a essas mudanças, não viessem muitas vezes os inevitáveis achaques que as crianças habitualmente têm. E custa-me sempre vê-la assim, a querer dormir e a não conseguir.
.
Salvaguarde-se o facto de que mesmo doente, não lhe passa a boa disposição! Só mesmo a partir dos 39,5º é que me pede arrego e, então aí, só está bem enroscada em mim, e nada mais lhe interessa...
.
*** Ciranda

Monday, October 25, 2004

It's just another manic Monday...

Começou mais uma semana... E na que passou, foi muito pouco o tempo para escrever. Nem é que tivesse sido uma semana assoberbada de trabalho. Não, nem por isso… Até foi calma. Mas, em compensação, foi uma semana rica em "eventos sociais" e jantares apetitosos. Obrigada Avó e Madrinha pelos MARAVILHOSOS rojões – como só se fazem em vossa casa. Obrigada Comadre, por mais um jantar delicioso, tanto em paladar, como em companhia! :) E, portanto, o tempo livre ficou reduzido a muito pouco. A ver vamos se esta semana é diferente!

Quero aqui deixar um sorriso e um agradecimento a todos aqueles que têm vindo cá deixar umas palavras amigas. Fico contente. É muito bom saber que, em tão pouco tempo, são já muitas as pessoas que por aqui vão passando e que, mais tarde, voltam. Fico mesmo contente... :) Porque esta é uma das diferenças entre escrevermos apenas para nós e escrevermos publicamente.

Assim, quero dar as boas vindas a todos e, mais recentemente:

  • à Lia, Obrigada pelo elogio, foi de facto assim que me senti o tempo todo e o resultado está à vista! Uma criança linda, feliz e tranquila ;)
  • à saltapocinhas, Fazes mal, Saltapocinhas, fazes mal... Olha que as ervilhas são uma coisa deliciosa. É preciso é aprender é a saboreá-las! :P heheheh PS: Já estive no Fábulas tb :) Aliás, foi o 1º que vi.
  • à PM, Eu também não sou muito dada a sessões fotográficas mas, desta vez, nem hesitei... É demasiadamente importante para passar assim, algo despercebido. Não te vais arrepender :)
  • à Teresa, Obrigada também eu Teresa, pelas palavras bonitas e pelas tuas visitas. E… continua a acreditar no teu sonho. Não esmoreças! ;)
  • à dançarina do Tangos & Valsas, Obrigada e parabéns pela veia artística que te corre no braço… Escreves bem cachopa! :)
  • aos meus primos Joana e Carlos, companheiros de tanta coisa e que, para além de assíduos leitores, têm a felicidade de ter uma “costelinha” da mãe, sendo, portanto, detentores do mais delicioso tipo de humor que conheço e muitas vezes me surpreende! :D
  • à Isabel, minha companheira de há já muitos Carnavais e que, apesar de mais afastada agora, nunca me sai do pensamento nem do coração. Tenho saudades de ti, miúda. Tenho uma proposta: Não queres deixar o teu “home” sozinho (ou não :p) um destes fins-de-semana, para eu te ir buscar e podermos por a conversa em dia?! ;)
  • à Ana e ao Fred que, apesar de estarem muito muito longe, acompanham o blog quase desde o 1º dia.
  • E a muitos outros...

Enfim… a lista é já vasta. Mas eles sabem quem são! :D
Uff… a ver vamos para quando o 2º capítulo desta saga. Está para breve, prometo.

E agora, ao trabalho, que daqui a pouco é hora de jantar.

*** Ciranda

Wednesday, October 20, 2004

1º Capítulo

Tive uma gravidez que, apesar de não ter sido nada tradicional, nem emocionalmente fácil (tal como muita gente sabe), foi uma gravidez que vivi com muita alegria e com um estado de espírito de permanente boa-disposição e gargalhada fácil. E não estou a exagerar. Andei os meses todos numa boa disposição de fazer inveja a qualquer digno representante da classe de comediantes do norte! ;) Eu ria por tudo e por nada. Ia às lágrimas com uma tal facilidade que toda a gente olhava, para mim, incrédula!

Lembro-me de uma vez ter fechado a mala do carro com toda a força na cabeça do meu pai – aiii… O que aquilo deve ter doído!!! - e, contudo, vim a té casa a rir à gargalhada. Até já tinha vergonha… a sério! Entre gargalhadas, lá ia ordenando a mim própria bem alto: “Vá! Pára sff! Controla-te… Não tem piada nenhuma, porra!”. E nada, até o meu pai, com um belo dum galo na “mona”, se rendeu às gargalhadas contagiantes. Foi, de facto, o período – até àquela data – mais feliz da minha vida. Porém, para além da minha felicidade, acho que este estado de espírito se deveu em grande parte às doidas das hormonas, que andavam continuamente aos saltos!

E foi uma fase em que me senti lindíssima. E muito mais Mulher. E mais completa que nunca! Por estes e outros motivos, achei que era impensável deixar passar esta fase sem uma recordação condigna. Por volta dos 7 meses e meio, com uma barrigona proeminente e linda, resolvi fazer uma sessão fotográfica a sério.

E aconteceu, com a colaboração da Isabel, uma grande amiga minha estilista que, de entre os muitos talentos, tem este – o da fotografia. Assim, no seu atelier, em Monte Crasto, fizemos uma sessão fotográfico ao mais alto nível e o resultado foi melhor do que eu alguma vez podia supor. Ficam aqui dois exemplos para não deixar margens para dúvidas e para encerrar este primeiro capítulo desta história.


Esta é a mãe orgulhosa. Uma mãe muiiiito orgulhosa! Obrigada amiga... :)
.

*** Ciranda

Tuesday, October 19, 2004

Mais uma marca no calendário...

E a minha menina faz hoje 2 anos e 5 meses! :) Ao todo, são 29 meses. Mais precisamente, 884 dias, se as contas não me falham. E já lá vai tanto tempo… E por outro lado, lembro-me de cada momento como se tivesse sido ontem. Quem eu era e quem somos nós…

Assim, e como não há melhor altura como a presente, vou dedicar-me a contar os primeiros episódios desta vida a duas!

A história começa num fim-de-semana quente de Setembro de 2001. Engravidei, apanhei uma gripe monumental e deixei de fumar na mesma altura! Pelo menos o “timing” foi bom! hehehe :p
.
*** Ciranda

Monday, October 18, 2004

Qualquer dia até podemos escolher... Será?

Baby Gender Predictor

A Chinese scientist discovered this chart which was buried in a royal tomb about 700 years ago. The original is kept in the Institute of Science of Peking. The accuracy of the chart has been proven by thousands of people and is believed to be 99 percent accurate!

Algures... já não sei onde, descobri este teste e resolvi fazê-lo por piada. Comigo acertou:

It's a girl!
:)
*** Ciranda

Friday, October 15, 2004

Epopeia culinária com casa Cheia

Como relatei, anteriormente, este jantar foi absolutamente delicioso. Boa comida, um bom vinho e uma alegre e bem disposta companhia. Quando chegou a altura da sobremesa é que foi pior... A menina que nos atendia pôs-nos logo à vontade. Dirige-se a mim e diz:

“- Para a sobremesa só há tarde de maracujá… Não há alternativa! - tendo sublinhado, com ênfase, esta última parte - Preciso de saber quantas tartes são.”

Ora bem... Se nós somos X ao jantar e se do jantar fazia parte a dita sobremesa (fosse tarte de maracujá, fosse tarte de cebola), então serão… deixa cá ver… X + W + Z – W – Z… o que dá, portanto…se não me falham as contas… precisamente… X tartes!… Não era o que lhes competia? Cheira-me que estavam à espera que houvesse desistências. Correu-lhes mal, temos pena! ;)

Mas eis senão que, decorridos uns 5 minutos de espera, lá vem a mesma menina (seria a mesma?) dizer que afinal há uma alternativa: bolo de bolacha. "Pronto, começou o pandemónio!" - pensei eu. Afinal há que subtrair mais Y bolos de bolacha ao X do total. Tudo acalmado e feitas as contas, lá segue a menina para dentro.

Não entendi a demora que se seguiu, mas o que de facto me confundiu foi, a ver a menina de volta à nossa grande mesa, de mãos a abanar, com a notícia que afinal só há 2 ou 3 tartes de maracujá, algumas porções de bolo de bolacha e que o que faltava em tarte de maracujá podia ser substituído por tarte de framboesa…

Alguém me explica, porque até agora juro que não percebi, como é que se passa do estado de “Sem Alternativa” para o estado de “Alternativa obrigatória”???

E porque é que somos obrigados a ser servidos por uma pessoa que quando lhe pedem educadamente se haverá hipótese de um dos cafés ser servido com natas, olha primeiro para o tecto, depois para nós, faz uma pausa e, finalmente, mando-nos “àquela parte” em silêncio??

E quando um colega comentava comigo que “É a tal velha história: como não estamos a pagar…”

Não não… É a tal velha história: Como não estão para investir em formação, contrata-se por uns míseros "2 tostões" pessoas que para além da ausência de formação, nem predisposição apresentam para os cargos que ocupam.

E mais não digo! Enfim…

*** CIranda

Casa cheia!

E lá tivemos mais um concerto animadíssimo! Desta vez, integrado no Festival de Jazz do Porto. A casa estava cheia, e tanto o público, como a organização gostaram muito! Tivemos direito a muitas palmas e a uma ovação final, que obrigou a um encore muito pedido pelo público. Temos convite para lá voltar outra vez. Desta próxima vez têm é de pagar um cachet de jeito, que nem só do repasto vive o homem! :)

É um facto que desta vez nos pagaram o jantar. É um facto que estava tudo com um excelente aspecto. É também um facto que, apesar do aspecto, a "coisa" estava de facto deliciosa! Para além de se comer com os olhos, o apetite foi avidamente saciado. Salmão com batatinhas cozidas acompanhado de brócolos cozidos (hmmm...), arroz de pato, acompanhado de uma salada com variadíssimas espécies de legumes, numa explosão de cores e texturas, e mais tarde ainda veio uma pescada de cebolada mais macia que algodão doce! Tudo regado por um belo vinhozito, para aquecer as cordas vocais! Delicioso!

Foi "um tal fartar vilanagem"! - expressão tão vulgarmente usada pela minha família paterna. Pois foi! Hehehe! E soube muito bemmmmm :D

A madrinha Beatriz, o padrinho Carlos e o avô Rangel apareceram para assistir e, claro, levaram a minha “piquena”, que viu o concerto com a maior das atenções, sem perder pitada e fez as delícias de todos quantos se cruzavam com ela! Afinal, era a mais pequena espectadora e a minha maior fã!!
.
*** Ciranda

Thursday, October 14, 2004

AquiJazz

E a mãe amanhã tem um concerto com o coro de jazz (AquiJazz). Quem quizer ir está convidado! Vai ser no Café concerto do Rivoli, por volta das 23.00h ;)


*** Ciranda

Ahhh... Sorrisinho lindo da mãe!!! :)

E pronto, a pedido de várias famílias aqui fica uma das mais recentes fotografias da minha mais-que-tudo. Está um bocadinho escura, pois foi uma das experiências sem flash mas, está com uma expressão tão meiguinha que não resisto a "postá-la" :D



E, apesar de a ver a toda a hora e a todo o momento, nunca me canso de a olhar...


*** Ciranda

Olha o passarinho!! *CLICK*

E mais algumas da mesma sessão fotográfica. Estas, já com flash. Apesar do fundo não ser dos mais "apetecíveis"...
.
Valem, de qualquer forma, pela expressão! :)
..



:D

*** Ciranda

Wednesday, October 13, 2004

Dos pés à cabeça!

Foi assim que a encontrei... Coberta e iogurte de baunilha, da cabeça aos pés!!! Ia-me dando uma coisa. Não é que o raio da cachopa resolveu fazer um ataque ao frigorífico aqui do estúdio e toca a "assentar praça" em plena régie (alcatifada!)? E para mais, não esteve com meias medidas. Lambuzou-se dos sapatos à ponta dos cabelos, qual artista de circo. Lambuzou o chão, o outro chão e ainda o outro chão… Deixou atrás de si um rasto que mais parecia Braille. J Fez bigodes, pôs “creminho” no cabelo, creminho nas mãos, nos braços; nem as calças se safaram! Enfim, divertiu-se até não poder mais, i. e., até me terem gritado: “Anda ver o que a tua filha está a fazer!!!”

« - Aiiiiiii!!...» Penso que foi precisamente esta a minha manifestação, ante aquela cena :D Sim, eu sei, eu sei… Sou bem-falante! Podem parar com os aplausos! :D Mas agora, pergunto: que fazer, que dizer perante uma cena destas…? E o que fazer quando, depois de ver a mãe zangada, temos uma filha que se precipita sobre o nosso pescoço, desfazendo-se em beijinhos e dizendo repetidamente:


« - Mãe… Duxinha… Num faz mais, mãe... Num faz mais! Cuxpa mãe, descupa mãe!»

(Para quem não saiba estas 2 últimas expressões têm o mesmo significado, em linguagem de bebé! Pelo menos na linguagem da minha bebé! Eheheh ;p)

Enfim, eu derreti-me! Não é possível resistir-lhe!

*** Ciranda

Tuesday, October 12, 2004

E ainda hoje é 3ª-feira...

... e eu já estou mais pra lá do que pra cá! Acho que esta mudança de estação me deixou mais molengona do que é costume. Isso, aliado a uma dor de costas que ultimamente me anda a dar que fazer... Deixa-me é com vontade de me deitar e dormirrrrrrrrr...

Ou então... dormir uma noite vou duas bem dormidas... Das duas, uma! Não concordam?


*** Ciranda

Saturday, October 09, 2004

E não há vento nem chuva que desarmem esta boa disposição! :)

A Beatriz, reencontrou uma bruxa que há lá por casa e com a qual não brincava há uns tempos. Essa bruxa, para além da parafernália comum a qualquer bruxa que se preze (chapéu pontiagudo, vassoura, “bicanca” e respectiva verruga, abóbora [??] ), tem um interruptor que ao ser premido faz com que a dita bruxa atire uma gargalhada espalhafatosa ao mesmo tempo que pisca uns olhos cavernosos e... vermelhos… (brrr)...

Como a bruxa estava pendurada atrás de uma porta e ela não lhe chegava, saiu-se com esta:
.
« - Mãe! Caga na buxa, mãe!» (leia-se “carrega”) e mais…
«Mãeeeeeee, a Beatiz quer cagar na buxa!!! A Beatiz bai cagar!!! Bai bai!»
.
Depois de tamanha eloquência, são precisas mais palavras para quê?? Foi ver a mãe a agarrar-se à barriga e dar graças desta não ter sido na via pública! :D

*** Ciranda

Agora vai…

Bem... parece que finalmente isto começa a parecer-se mais com o que pretendia. Depois de uns tempos a a tentar perceber o básico do html (sem ajuda de ninguém, note-se :P ), já consigo melhorar umas coisas e alterar outras.
.
Vou, a partir de agora, tentar ser mais assídua nas actulizações deste blog! Não será muito fácil, uma vez que o trabalho por vezes aperta e, ainda por cima, não há net em casa (e mesmo que houvesse, não havia grande tempo para dela usufruir, por isso...). Anyway, ou seja, quer-se dizer, i.e., prometo que me vou esforçar! :D
.
Hoje é sexta-feira (a esta hora já é Sábado mas, como dizia alguém, isso agora não interessa nada!) e foi o 1º verdadeiro dia de Outono do ano. Já choveu um bom bocado. Uma chuva com pingas grossas e pesadas. Esteve toda a noite e todo o dia um vento que faz lembrar o vento sueste, um vento tolo, chamam-lhe os antigos. Apesar de tudo e, apesar de ter ouvido muita gente a reclamar, confesso que já tinha saudades deste tempo e soube-me bem apanhar chuva na cara e no corpo.
.
Sabe-me bem a chuva depois de tanto calor. Sabe-me bem ficar na cama enroscada e quentinha e sentir aquela preguiça toooooda para me levantar e enfiar na banheira. Enfim, tolices... ou talvez não! :)
.
*** Ciranda

Friday, October 08, 2004

E tivemos uma surpresa...

Ontem à noite telefonou o padrinho da Beatriz e, como estava sem mais ninguém em casa, decidiu vir jantar connosco! E fez muito bem, porque nos sabe sempre bem! A madrinha estava em Lisboa num curso de 2 dias (Tá mal! Que ela também faz falta!!), e os cachopos estavam de retiro em Braga, para mais uma semana de aulinhas (Não temos pena… estão na idade! ;p)!
.
A Beatriz ainda ficou mais contente com a surpresa e passou um bom bocado da noite a tentar convencer o padrinho a levá-la a ir ver os cisnes e os gansos e os patos ao Parque da Cidade e, apesar de lhe explicarem que já era tarde e que àquela hora qualquer pato ou cisne que se preze não “andava por aí a dar sopa”, ela não se convenceu! ELA é que lhes dava as sopas... era só deixá-la! Mas pronto, fica para outro dia...
.
Fico sempre orgulhosa da forma como ela consegue lidar com as contrariedades e as recusas… É que, apesar de não ter tido sorte desta vez, não houve cá nem choros, nem birras, nem sequer caras feias! É uma senhora a minha menina!
.
E ficámos um bocado à conversa, na esquina de uma rua da Invicta. E mais uma vez veio à baila a “tal” casa em que viveram os meus avós, tios e pai, e onde tantas coisas bizarras e inusitadas (para não dizer outra coisa!) se passaram… Gostava de ter conhecido essa casa. Tenho de me lembrar de um dia ir investigar a zona…
.
Depois do padrinho ter ido embora, fizemos uma sessão fotográfica as duas! Descobri que é uma grande maneira de lhe tirar fotos. Por a máquina em disparo automático. Ela adora o aviso do flash e pronto, consigo fotografias engraçadas!
.
Depois meto aqui algumas, prometo!
.
*** Ciranda

Thursday, October 07, 2004

Uma imagem vale por 1000 palavras...

... não é o que dizem?

Aqui está... o meu melhor feito, nesta vida:



Beatriz

Friday, October 01, 2004

Quanto amor há num olhar...

Apanho-me muitas vezes a olhar para ela assim e pergunto-me se ela o saberá... Se alguma vez virá a ter noção da dimensão deste olhar, deste Amor...
.
A minha resposta vem na forma como ela me abraça, como me beija, como me procura e se enrosca em mim e, acima se tudo, na forma como me preenche e me torna uma pessoa melhor e maior, de dia para dia. Obrigada filha.
.
Se ela não é a melhor coisa do mundo, então não sei o que será...
.
*** Ciranda