p Ciranda Cirandinha: May 2005 .comment-link {margin-left:.6em;}

Ciranda Cirandinha

A aventura de se ser Mãe e Mulher

4º aniversário da Beatriz

Tuesday, May 31, 2005

A crise dos 3

A gripe importada, que resolvi trazer na bagagem, começa a dar sinais de estar de partida... Finalmente, ó minha amiga! A constipação da minha minorca parece que vai junto.

O que não me parece andar melhor é o humor dela. Porque será que os cachopos têm sempre de se aproveitar destes períodos em que estão mais frágeis para se transformarem - por vezes da noite para o dia - em pequenos seres que quase não reconhecemos? Irra... Xiça penico! É que tiram "a gente" do sério. De onde vem tamanha mimalhice, assim de repente? E é mesmo mimalhice... Senão vejamos alguns dos sintomas:

  1. Não cumprimenta ninguém quase ninguém conhecido e, ainda por cima, olha de lado, deixando-me a mim embaraçadérrima, sei lá! ;)
  2. Passou a falar a língua dos bebés. Ou seja, «A pa... te pa...que pa » e outros sons difíceis de traduzir.
  3. Qualquer coisa que lhe diga, imediatamente atira-se para o chão.
  4. Desafia todos os limites.
  5. Finge-se de surda.
  6. Finge-se de muda.
  7. Tudo é motivo para uma mini-birras (e são mini porque não lhe dou grandes hipóteses para serem grandes).
  8. Chora... muito! Nem que seja a fingir.
  9. Quer tudo aquilo que não pode.
  10. Umas vezes quer colo. Muito.
  11. Outras, não me quer ver, sequer.

Alguém poderia consultar aí o manual e ver quanto tempo mais temos de "borrasca" pela frente??

*** Ciranda

PS: Ó rica filha... Um dia que leias isto... acende mas é uma velinha por esta mãe, outrora com muiiito menos cabelos brancos.

Friday, May 27, 2005

Updates ou Upgrades?

15 minutos dedicados à escrita, e devidas actualizações, depois de uma semana mais que complicada e que ainda NÃO acabou! Mas, antes de mais, um beijo enorme de agradecimento pelas vossas últimas palavras. Obrigada a todos.

Uma beijoca especial a estes 3 que estão de férias num local lindo e maravilhoso. Ana e Fred, o postal é lindo, obrigada! Sei que ela quando for grande vai dar muito valor àquelas palavras. Aproveitem bem, boas férias e bom regresso!

Tem estado complicado ler, escrever e actualizar o que quer que seja. A Beatriz fez 3 anos e com isso ficou doente. Mais uma vez um febrão que durou alguns dias. Os piores dias foram mesmo durante o fim-de-semana. E no sábado fiz a festa de anos da pequenota. Muita, muita gente. Uma casa que, apesar de não ser pequena, se fez demasiado pequena para tanta família. Ela com febre e atarantada com tanta confusão e alegria. Valeu-nos a sorte de ela não se deixar ir abaixo e, mesmo com febre, andar sempre bem disposta.

Entretanto, ao longo destes últimos dias, a coisa não se tornou mais fácil. Para além do muito trabalho, esta semana foi particularmente estranha e difícil no que toca a birrinhas, a queixas, imposições, choros, teimosias, invenção de sintomas que não existem, etc. Foi um 'tal fartar vilanagem'! Foi um testar de todos os limites. Para quase tudo foi preciso doses extra (muitas) de paciência renovada. Hoje parece-me qualquer coisa melhor. Sei que é uma fase. Mas... irra, que raio de fase! Tomara que não demore muito a passar... Ando esgotada de tanta luta.

Entretanto, mais uma modificação:

Foi assim, a dos 3 anos:

3º aniversário da Beatriz

Passa a ser assim, a dos 4 anos:

4º aniversário da Beatriz

*** Ciranda

Thursday, May 19, 2005

Foi há 3 anos...

...que de uma, se fizeram duas.


Há 3 anos, num dia quente de Primavera, deixaste o meu ventre tépido e suave e fizeste-te à vida, cheia de garra. Uma moreninha cabeluda, linda e espantosamente perfeita, que puseram naquela noite no meu regaço, e que fez de mim Mãe, num misto de surpresa, incredibilidade, medo e felicidade, perante a constatação do que é o verdadeiro milagre da vida. E não passa um dia em que não olhe para ti e agradeça por isso.
.
Graças a ti, sou hoje uma pessoa maior. Graças a ti, sou hoje uma pessoa melhor. Há precisamente 3 anos atrás fizeste de mim mais mulher do que alguma vez mais virei a ser. Parabéns meu amor primeiro. Parabéns meu amor maior. Sem ti, acho que morro. Contigo, de pouco mais preciso.

*** Ciranda

Tuesday, May 17, 2005

FIMU 2005 – Belfort – La Vieille Ville

J’ai arrivez, j’ai arrivez! Le FIMU étais extraordinaire, l’ AquiJazz étais magnifique et le publique aussi! ET VIVE LA FRANCE! :D
.
Estou de volta. Cansada, com uma constipação, surda*, mas muito satisfeita.
Foi absolutamente extraordinário. Quatro dias, num ambiente onde se come, bebe e respira quase, e só, música. Na 17ª edição, 7/8/9 de Junho de 2003, houve 198 concertos gratuitos, na cidade velha, 107 grupos internacionais de música, 2330 músicos, 28 países participantes, 13 palcos e 60000 espectadores. Este ano, na 19ª edição, havia mais um palco – 14, no total. 128 grupos de música, 251 concertos e muitos… muitos espectadores e visitantes.

A cidade, Belfort, é nitidamente uma antiga cidade-forte, pequenina, lindíssima (ao verdadeiro estilo suíço) e rodeada por muralhas, dentro das quais acontece tudo. Os nossos espectáculos foram no palco CHAPITEAU JAZZ (um dos mais conceituados) e correram muito bem. Melhor seria difícil! Uma hora e tal de música e muita animação. O público magnífico. Nem a chuva, que muitas vezes se fez sentir, os fez abdicar de assistir os concertos até ao fim, participar mais do que seria esperado e ainda acabar de pé a bater palmas até se lhes cansassem os braços num pedido sem fim de um encore. «We Want More! We Want More! We Want More!» Tivemos direito a um grande clube de fans formado espontaneamente, e que não resistiu a assistir a todos os concertos do AquiJazz. Tivemos cumprimentos de gente, desde a organização a professores de coro locais, a maestros de grupos internacionais, que fizeram questão de nos dizerem o quanto gostaram da nossa actuação, o quão profissionais e, ao mesmo tempo, descontraídos nós nos mostrámos e o quanto aqueles cumprimentos deviam ser compreendidos como verdadeiros e genuínos, dado aquilo que cada um deles desempenhava no panorama musical. Fizemos bons contactos e espera-se que daqui para afrente, seja sempre a subir! ;)

Único senão: a comida… Arggggghhh… QUERO A MINHA COMIDINHA PORTUGUESA SFF!! Até emagreci, apesar das porcarias altamente calóricas que comi para compensar aquilo que nos davam.

De resto, foi lindo! Lindo… :) Só foi pena o tempo instável que se fez sentir por lá. A chuva compareceu e, muitas vezes, deu o ar da sua “graça”. Mesmo assim, os visitantes não se deixaram assustar e prevaleceu a vontade de se ouvir boa música. Uma das imagens que nunca mais me sairá do espírito é aquela em que, durante um dos concertos em que se vê o CHAPITEAU cheio com gente sentada, muita gente de pé a ocupar os restantes lugares disponíveis, e muitíssima gente fora, à chuva, numa espécie de jardim multicolorido de guarda-chuvas abertos. Lindo! Merecia uma fotografia.

Para o ano estamos lá outra vez! Assim se espera. E de certeza que, entretanto, outras coisas e outros destinos se sucederão. E, depois disto tudo, e MUITO MAIS, é bom estar de volta a casa.

*** Ciranda

*A surdez não tem a ver com volumes ensurdecedores. Nem sequer com má qualidade sonora. Deve-se apenas a uma descida demasiada abrupta e rápida do avião na aterragem em Lisboa. Não fiz a bem a descompressão e acho que a constipação francesa que trouxe de Belfort também não ajudou. Mal o avião começou a descer, comecei a perder frequências até deixar de ouvir o que quer que fosse – inclusive a própria voz. A juntar a esta surdez súbita, veio uma confusão de espírito e umas fortes dores nos tímpanos. Só descansei quando percebi que não era a única naquelas circunstâncias. Foi complicadote e, ainda hoje, não estou nada bem. Mas hei de ficar! ;)

Friday, May 13, 2005

Belfort

Aí vou eu...
Beijocas e até breve!
.
*** Ciranda

Thursday, May 12, 2005

É relativo!

Ás vezes é bom lembrar, e/ou sermos lembrados, que todos os conceitos são relativos e existem, apenas, dentro de determinados limites que nós, enquanto seres humanos racionais que somos, impomos a nós próprios.

- Ó Mãe, eu quero aquela laranja.
- Está bem. Mas não é uma laranja, é uma tangerina.
- Ah, ‘tá bem. Ò Mãe, eu quero aquela tangerina.


Algumas horas mais tarde, enquanto brincava com uma daquelas bonequitas guerreiras do tipo brinde-ovo-kinder:

- O que é isto?
- É um escudo. Para irem para as batalhas.
- Um escudo?
E nisto, solta uma gargalhada sonora, como sempre acontece quando ouve uma palavra que não fazia, até ali, parte do seu léxico.
- E tem uma florzinha no escudo Mãe, olha!
- É… tem.
- E isto?
- Isto são as botas da menina.
- OH! Não são nada. São sapatos! E são cor…. cor de TAN-GE-RI-NA!!!


Ora bem! ;)

*** Ciranda

Pah... quer-se dizer... depois uma "gaja" torna-se incoerente, no mínimo!

Ó Magnólia... tu nunca ouviste dizer "nunca faças aos outros aquilo que não queres que te façam?"... Marota marota :) Mas pronto, apesar de cansada estou bem disposta e, por isso, tens aqui o meu testemunho.
.
*Que fazes neste momento?
Supostamente devia estar a trabalhar. Em vez disso, estou literalmente a perder tempo a responder a uma coisa sem pés nem cabeça. .
.
*Que planos tens para este fim de semana?
Uma viagem até França, Belfort, dar música aqueles franceses! Há melhor? :D
.
*Que coisas te causam stress neste momento?
Todo os tipo de "correntes" malfadadas. E "ter" de lhes responder. E ter passado practicamente todo o dia de pé em cima de saltos, o que me deixou os pés numa lástima, o que é uma gradessíssima chatice!
.
*Que fizeste desde o acordar até agora?
Dormi depressa - que a noite foi curta -, acordei muito mais cedo do que é costume, tive ensaio de Brahms. Fui para casa apanhar a pequenota, vesti-a, dei-lhe de comer e zarpei para o trabalho. Ao fim da tarde fui tomar um cafezinho - que também sou filha de Deus -, dei a papa à cachopa, pu-la a dormir e tive ensaio com o AquiJazz. No fim do ensaio, fui comer qualquer coisa e zarpei para a Fnac. Tive concerto lá. Acabado o concerto, fui fazer a troca de 2 peças de roupa da minha pequenota e ala de volta para o trabalho. Cheguei há pouco e constatei que perdi todas as minhas partituras... e isso é mau... É MUITO mau! :s
.
*A quem irás passar este teste fantástico?
Como sou boa pessoa e não quero que vos falte nada, vou passar este inquérito sem-pés-nem-cabeça a... NINGUÉM!! Perdoem-me, mas nem sei o que me levou a mim própria a responder. Sintam-se todos, portanto, desconvidados.
Beijos!
.
*** Ciranda

Wednesday, May 11, 2005

E de repente apercebo-me…

… mas como é que eu vou conseguir estar 4 dias inteiros sem a minha menina???

*** Ciranda

Tuesday, May 10, 2005

FIMU 2005

Durante 4 dias, que se antevêem inesquecíveis e ricos em experiências, vou estar com o AquiJazz precisamente aqui. Assim, na próxima 6ª-feira 13 (valha-me o facto de não ser supersticiosa e de eu própria ter nascido num dia 13 ;D), estarei a apanhar um voo para França. Destino: Belfort. O Aquijazz vai participar num Festival de música internacional, com dois concertos, Sábado e Domingo, no CHAPITEAU JAZZ, na Place de La Révolution Française. Ai o meu Francês… tão lá para trás já. Tenho de o desempoeirar, rapidamente!
.
Na 2ª-feira à noite estarei de volta, mais rica em conhecimento e, com certeza, com o ouvido saciado de tantas coisas boas que se ouvirão por lá.

*** Ciranda

Monday, May 09, 2005

Notícias da cegonha

E vou ter mais um primo(a)! E… não sei que diga senão PARABÉNS, PARABÉNS E MAIS PARABÉNS! E que este ano passe depressa, E BEM, para vos voltarmos a ter por cá e ver esse rebento com os nossos próprios olhos! :D

Parabéns Fred! Parabéns Ana! Bem-vindo pequenote(a)…
E, Ana, aproveita bem esta fase! Passa sempre muitíssimo mais depressa do que aquilo que parece. E como costumo dizer… bem-vinda ao lado de cá! :) A partir de agora, as coisas nunca mais voltam a ser como algum dia foram.

Beijocas aos dois!

*** Ciranda

Friday, May 06, 2005

Uma salva de palmas! CLAP!

Parabéns
gaja boa! Que venham mais e melhores! E até logo… ;)
.
*** Ciranda

Thursday, May 05, 2005

Aquijazz nas FNACs

Aviso à navegação:
.
5 Maio - FNAC GaiaShopping
11 Maio - FNAC NorteShopping
.
Os concertos são às 22 horas. :)
.
*** Ciranda

Adivinha

O que consegue fazer uma jovem inconsciente de tesoura na mão, e sem a supervisão de uma adulto nas imediações, num período de apenas 60 segundos??

*** Ciranda

PS: Prémio para a resposta que, mais de perto, rondar a verdade.
Prémio extra
para a resposta mais inventiva do dia! ;)

Tuesday, May 03, 2005

A festa da Lapa

Dia 2 de Maio foi também dia da Festa da Lapa, uma festa que retenho na memória desde tenra idade. Das farófias às fogaças, dos brinquedos para os mais novos, às farturas para todos, a romaria dos transeuntes e a passagem obrigatória pela igreja -primorosamente enfeitada para este dia e que nos inebria com o perfume das flores –, tudo são traços de cor desta pintura que me povoa a cabeça, ainda que não lá vá.
Grilos – outra das coisas que se vê por lá à venda. E parece que se está a tornar uma tradição. Pelo 2ª ano consecutivo o padrinho comprou-lhe um grilo. E que contente ficou com tal oferenda. É impressionante como pode ser tão fácil fazê-los contentes.

*** Ciranda

Monday, May 02, 2005

Dia da Mãe

Foi ontem. E lá por casa a tradição é celebrá-lo em casa da matriarca da família – a minha avó Lina. Assim, aquela mãe está com os filhos que, por sua vez, estão com os seus filhos (netos dela) e que, por sua vez, estão com os seus filhos (bisnetos, portanto). E, entre flores e bolos, conversas e gargalhadas, beijos e abraços, se passou mais um dia de família, em família. E a minha menina deu-me uma azálea em ponto pequeno (mesmo pequeno) - ao estilo bonzai - verdadeira e deliciosa, em tons de rosa. Sim, que a minha comadre nunca me deixa ficar mal e trata disso com ela e, por ela! Obrigada. ;)

Um bom dia da mãe (atrasado, já sei) para todas!

*** Ciranda