p Ciranda Cirandinha: Alice no País das Maravilhas .comment-link {margin-left:.6em;}

Ciranda Cirandinha

A aventura de se ser Mãe e Mulher

4º aniversário da Beatriz

Wednesday, April 26, 2006

Alice no País das Maravilhas

Sempre fez parte integrante do meu imaginário infantil/juvenil. Muitos dos meus sonhos eram recheados pelas personagens deslocadas desta história. Do coelho - sempre atrasado -, à lebre de Março; do chapeleiro de cartola, ao sorriso enigmático do gato de Chechire; da lagarta fumadora, à Rainha de copas; todos eles me fizeram sorrir durante muitos anos.

Há cerca de 3 semanas peguei uma outra vez no livro do Lewis Carol. Ela viu-mo na mão e quis saber que história era aquela. Se era para meninos. Que sim, mas que este não tem “figuras”, nem bonecos. Pediu-me para lho ler. Disse-lhe que sim e começámos nessa mesma noite. Apesar de achar que ainda era cedo. Apesar de achar que se ia aborrecer. Apesar de reconhecer a exigência da linguagem para quem tem apenas 3 anos.

Começámos devagar. Meio capítulo (bom, um capítulo, no máximo!) por noite. Esta semana, acabámos o último capítulo, num misto de euforia e pena. E se alguma vez achei que era cedo, reconheço hoje que eles – os mais pequenos – nos surpreendem sempre com as capacidades que vão adquirindo sem que algumas vezes nós, pais, reparemos.

Hoje, aquelas mesmas personagens que povoavam o meu mundo, tornaram-se dela e passaram a povoar os sonhos dela. E nem o Cortem-lhe a cabeça!! irado e constante da Rainha de Copas a assustou.

*** Ciranda

11 Comments:

At 9:20 AM, April 27, 2006, Blogger Sandra Coelho said...

:-) confesso que nunca li... devia ter-me juntado à Beatriz e a ti para ouvir a história!

beijos

 
At 12:51 PM, April 27, 2006, Blogger Mae Frenética said...

Eu tb nunca li... vou ver se o compro para ler com o meu P. !!

 
At 1:25 PM, April 27, 2006, Anonymous Anonymous said...

Olha, eu também não. Daqui a uns meses também começamos com as histórias. beijocas

 
At 5:02 PM, April 27, 2006, Blogger Helena said...

Adoro essa história... e já vi o filme vezes sem conta :)

 
At 5:14 PM, April 27, 2006, Blogger C_de_Ciranda said...

Leiam... É um texto surreal e lindo.

beijos ragazzas

*** Ciranda

 
At 5:52 PM, April 27, 2006, Blogger C_de_Ciranda said...

Ó Helena não me queres emprestar o filme?? A Bea agradecia! ;)


*** Ciranda

 
At 4:13 AM, April 28, 2006, Blogger RB said...

é uma história tão bem escrita e elaborada!
seu coelho, seu coelho!! é tarde, meus deus é tarde!
O chapeleiro louco!
as cartas, os ouriços, sei lá...
adoro!!!

 
At 2:13 PM, April 28, 2006, Blogger Helena said...

Com a mudança de casa e a avaria do vídeo não sei se ainda tenho as cassetes todas. Mas eu vou investigar isso e depois digo qualquer coisa :) *****

 
At 2:44 AM, May 01, 2006, Blogger A Tendinha said...

Nunca gostei de Alice, sabes?! Sempre me fez muita confusão... acho que é uma história mais para adultos, que para crianças. Se calhar devia tentar lê-la novamente agora, com outros olhos...

 
At 7:58 PM, May 01, 2006, Blogger Ck in UK said...

Ja o li, e nao me lembro. Sempre esteve na minha lista de livros para reler, mas agora na versao original. Agora que deste o mote, acho que vou ter que o ler.

 
At 5:49 PM, May 02, 2006, Blogger C_de_Ciranda said...

Ó Noite, se calhar tem a ver com a fase em que o leste. Mas num ponto tens razão: não é como outra história para crianças, até porque deixa muito espaço aberto a ser preenchido pela imaginação de cada um. É um sonho - há que ter isso em mente. E nos sonhos, tudo é permitido. Tudo é possível. ;)
Volta a ler. :) Xuack!

CK, pois! Que na versão original é que está a verdadeira e intrigante viagem pelo País das Maravilhas ;)
Beijocas muitas, ragazza.

*** Ciranda

 

Post a Comment

<< Home