p Ciranda Cirandinha: Apontamentos .comment-link {margin-left:.6em;}

Ciranda Cirandinha

A aventura de se ser Mãe e Mulher

4º aniversário da Beatriz

Monday, March 14, 2005

Apontamentos

Desde que resolvi começar este blogue, muitas foram as vezes em que a minha memória me atraiçoou. Ou porque passa algum tempo, ou porque, entretanto aconteceram outras coisas, ou porque simplesmente a minha cabeça já não é o que era, muitas foram já as coisas que me escaparam. Por isso mesmo dei por mim de caderno de apontamentos à mão, onde vou apontando alguns pensamentos que me ocorrem e algumas das graçolas aqui da minha freguesa. Hoje ao desfolhá-lo, lembrei-me de um episódio que já julgava esquecido.

Aqui há algum tempo atrás – mais precisamente no final do Verão – alguém, lá mais do sul, lhe disse algo como: “Não é baquinha que se diz. É VA – QUI – NHA, com V, Beatriz.”

E pronto! Foi quanto bastou. Chegou-me ao Porto a dizer, afincadamente, coisas como “veijos” e “voca”, "avraço" e “ovrigada”, “paravéns” e “vanana”, entre outras
...

E eu sei que nós, por estas bandas, até caímos muitas vezes nesse “erro”, mas acaba por fazer parte do charme da pronúncia do norte :D Quanto aos pequenotes, nunca é tarde para os começar a educar (eu própria estou sempre a corrigir-lhe coisas como “avuôa”, em vez de avô, por exemplo) mas, bolas… não queiramos ser mais papistas que o papa, ‘tá?

*** Ciranda

4 Comments:

At 9:47 AM, March 15, 2005, Blogger carla said...

Olá

eheheheheh, desculpa mas tive de rir.

Realmente a pequena tinha razão em trocar os b pelos v, pela lógica não é?

Com paciência tudo se resolve

Bjs

Carla

 
At 6:30 PM, March 15, 2005, Blogger ni said...

E viva a variação dialectal!!!
(digo eu, moça oriunda de Coimbra, terra onde se fala bem, mas onde também se trocam os v's pelos b's)
:o)
Beijinhos e abraços

 
At 8:27 PM, March 15, 2005, Blogger Jolie said...

:o)

E não são tão divertidos estes "enganos"?!

Beijinhos
Sandra

 
At 10:41 AM, March 16, 2005, Blogger Tão só, um Pai said...

Deve ser da falta do hábito, mas quando peço "fevras", porque assim o leio, o empregado zanga-se.

 

Post a Comment

<< Home