p Ciranda Cirandinha: Citações, <em>clichés</em> e banalidades .comment-link {margin-left:.6em;}

Ciranda Cirandinha

A aventura de se ser Mãe e Mulher

4º aniversário da Beatriz

Friday, December 17, 2004

Citações, clichés e banalidades

Não gosto do recorrer abusivo a citações, que se vê acontecer – demasiadas vezes – por esta blogosfera fora. Acaba sempre por me saltar à ideia aquela velha máxima que diz que "quem muito cita os outros é porque não tem nada interessante de seu para dizer". E depois, e a meu ver, é melhor uma citação bem aplicada no momento certo, do que 30 fabulásticas* e extraordinárias citações que ali estão expostas, assim como para Inglês ver. Tornam-se banais. E por isso, não gosto!
.
Não gosto também das ditas frases feitas, apesar de concordar que há dois estados de alma na natureza humana (bem... será um apenas, no fundo!) propícios a escrever ou dizer certo tipo de clichés que nos escapam sem articulação de maior. Qualquer um desses estados passa pelo enlevo de se estar apaixonado – seja pelo companheiro de vida, seja por uma barriga e um bebé que ainda há-de nascer, seja por uma criança que é nossa. Estar-se apaixonado transcende-nos, tornando-nos - porém - mais primários. E daí, a minha benevolência e aceitação parcial da "coisa".

De qualquer modo deixo aqui uma citação que li algures e que, apesar de não conhecer o autor – e de lhe ter achado graça –, me deixou intrigada e me levou a questionar o seu fundo de verdade:

«Não deve causar surpresa o facto de que as crianças nascidas fora do casamento, sejam geralmente as melhores cabeças; são o resultado de uma hora espirituosa. Os filhos legítimos muitas vezes resultam do tédio.»

Hippel, Th.

Será mesmo? Até ver, espírito não falta a esta minha criança. E se, pela vida fora, tiver a sorte de o conseguir manter, há de ser – com certeza – uma pessoa interiormente muito feliz. Assim o espero, pelo menos.

*** Ciranda

............. * Aglutinação dos adjectivos Fabuloso e Fantástico. Termo muito usado hoje em dia pelas gentes mais novas numa tentativa se superlativar uma situação, já de si, excelente. ;D

1 Comments:

At 11:59 AM, December 18, 2004, Blogger Margarida Atheling said...

Concordo contigo muitas vezes. Inúmeras vezes, para ser mais precisa. Mas, desta vez, neste caso, estou ainda mais de acordo contigo: penso rigorosamente o mesmo, sinto precisamente a mesma coisa!
Não gosto de lugares comuns nem de citações. Ainda que considere que, em casos muito precisos, existem citações que, escolhidas e aplicadas com muito critério, podem ajudar-nos a tornarmos mais compreensível aos olhos dos outros o que queremos de facto dizer.
E também desculpo o uso de lugares comuns originado na existência de um sentimento chamado amor. Desculpo porque... conheço bem o seu efeito. É inevitável! Quando um sentimento nos transcende e deixa de caber na razão...

Em relação às crianças nascidas fora do casamento...
Tentei evitar uma gravidez fora do casamento porque achava que a situação era penalizadora para o bebé. Quando aconteceu fiquei preocupada. O A. ajudou-me, nessa altura, a perceber que isso não era mau; que o bebé foi concebido porque tinha mesmo que ser, era especial... E era! Era mesmo!
Talvez venha a ter outros filhos, mas talvez venham a ser isso mesmo: filhos do tédio. Meus filhos, mas também filhos do tédio!
A Beatriz é uma criança especial, e há-de ser sempre especial e feliz!
Bjs

 

Post a Comment

<< Home