p Ciranda Cirandinha: Afinal, quem é o dono do dono? .comment-link {margin-left:.6em;}

Ciranda Cirandinha

A aventura de se ser Mãe e Mulher

4º aniversário da Beatriz

Tuesday, November 16, 2004

Afinal, quem é o dono do dono?

De repente, uma coisa tão simples como a palavra “dono” dá um nó na cabeça dos petizes. Às tantas, explicava o meu pai à Beatriz, que aquelas chaves penduradas num placar dentro do prédio, tinham sido encontradas pelo dito Sr. Magalhães, que as pendurou lá para que o dono as pudesse reaver.
O dono?
Sim, o dono. O dono das chaves…

Entretanto a mãe diz ao Jeco, “Vá, vai ao dono pedir-lhe uma comidinha".

Enquanto isso, o avô, diariamente assaltado à mão armada por uma pirralha de 2 anos e meio, armada de um sorriso calibre 35 e olhar de carneira mal-morta, que lhe mete a mão nos bolsos e lhe rouba cada cêntimo que ali “more”, vai-lhe dizendo: “Ó menina… Isso tem dono!”

Neste momento estamos num ponto em que não se pode dizer a palavra dono, sem que ela solte uma gargalhada e olhe para nós com um ar endiabrado, como se tudo aquilo fosse parte de um jogo que ainda não está completo. Um ar de quem tenta apanhar no ar qualquer coisa mais que ela ainda não entendeu bem :)

Até acho normal que ela faça alguma confusão. Afinal, são conceitos já um pouco avançados, que requerem já um outro tipo de entendimento das coisas. Agora, o que eu não entendo e pagava para entender é: o que diabo a leva a chamar dono a um T-Rex articulado que ela tem, enquanto se ri, uma vez mais com aquele olhar maroto estampado na cara…

Enfim, as crianças sempre têm com cada uma!

*** Ciranda

1 Comments:

At 9:55 AM, November 16, 2004, Blogger Margarida Atheling said...

Realmente, "dono" é um conceito demasiado abstracto para ser entendido por uma criança da idade da Beatriz.
Ai...isto não tem nada a ver com o post mas não resisti a dizer-te isto: eu tive uma águia (sei que é estranho, mas foi para salvá-la!). Um animal lindo que acabou por viver connosco por opção e que me ensinou muito, sobre a dignidade, a nobreza, a amizade... Um animal muito especial que me acompanhou uns anos e que morreu já há algum tempo, mas que ainda me deixa de lágrimas nos olhos quando me lembro dela. Era um animal mas foi a mais digna das criaturas que alguma vez conheci! Chamava-se Beatriz!

 

Post a Comment

<< Home